Família Vítima de Sequestro em Cativeiro: Intervenção com EMDR e Protocolo Grupal Integrativo como Prevenção do Transtorno de Estresse Pós-traumático

Solange Dair Santana Affonso –- Psicóloga, Pós-Graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família, Terapeuta Certificada em EMDR (Emdria).

Introdução: Caso de sequestro familiar onde pai e dois filhos pequenos ficaram em cativeiro por 19 horas. Mãe teve que acompanhar os outros assaltantes durante toda a ação criminosa sob ameaça de morte. Objetivo: Reestruturação da dinâmica familiar pós-trauma de sequestro por meio da aplicação do EMDR, Grupal (PGI) e sistêmico familiar como recurso teórico e prático da resolução do trauma. Justificativa: Aplicação do EMDR como instrumento eficaz e mediador em situações de sequestro familiar, minimizando suas consequências. Empoderar a família para uma reorganização segura reincorporando as atividades do cotidiano e as biopsicossociais. Os componentes desta família foram vítimas de violência urbana com abusos emocionais físicos e ameaças de morte constantes. Metodologia: Foram realizado sete atendimentos. O primeiro com o Protocolo Grupal Integrativo (Suds e Voc - projeção do futuro com 03 membros da família) e o restante com o EMDR individual (CN-CP-Voc-E-S-Suds) e Sistêmico Familiar. Período de julho a novembro de 2011 em consultório particular na região de São Paulo. Conclusão: ao término dos atendimentos foi possível observar a capacidade de reorganização da dinâmica familiar com a resolução dos traumas por meio da aplicação do EMDR. Possibilitando o retorno gradativo dos filhos às atividades diárias e escolares, com o término dos pesadelos e comportamentos fisiológicos decorrentes do trauma sofrido, confirmando, assim, a potencialidade que o EMDR individual, grupal fortalecem e recuperam a reestruturação familiar pós-trauma em sequestro.

Palavras-chave: trauma; EMDR; vítimas; reestruturação familiar.

Trabalho apresentado no II Congresso Brasileiro de EMDR
Brasília, 15 à 18 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário