Curando Traumas com EMDR: o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria - RS



Sessão de EMDR para curar o trauma vicariante do incêndio de Santa Maria.

Muitas pessoas foram profundamente afetadas pelos incêndio da Boate Kiss em que 240 pessoas morreram, a maioria jovens. O trauma emocional dessa experiência não afeta apenas aos sobreviventes e seus familiares. Quem cuida também sofre. Esse vídeo foi gravado dois meses depois do incêndio, e possui edição apenas nos movimentos oculares. Esly Regina de Carvalho, Ph.D. atende a uma psicóloga que ajudou a socorrer os familiares no domingo de manhã depois da tragédia. Foi tamanha a emoção que Sonia começou a desenvolver muitos dos sintomas de estresse pós-traumático.

Durante o curso de formação de EMDR, Sonia pediu socorro e foi atendida. O que demonstramos aqui é o poder do EMDR para curar traumas. Incluímos as sessões posteriores, de seguimento, para avaliar os ganhos. Sonia continua sem sintomas, e agora com disposição de ajudar mais e melhor às vítimas do incêndio em Santa Maria.

A EMDR Treinamento e Consultoria Ltda em convênio com a Associação Brasileira de EMDR oferece cursos de formação para psicólogos, psiquiatras, e médicos com formação psicoterapêutica. Também há uma página, Procure um Profissional, onde as pessoas podem procurar terapeutas devidamente credenciados em EMDR. Mais de 90 terapeutas EMDR se disponibilizaram a atender as vítimas do incêndio, ou nos seus consultórios, ou em Santa Maria. A Associação ofereceu seus préstimos a entidades locais neste sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário